sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O poder é de vocês!


 

         Quem não conhece o Capitão Planeta? Tá bom, sei que muita gente não conhece, mas está ai em cima o vídeo de abertura deste desenho dos anos 90. No desenho, este smurf com pinta de super homem é um super herói que era invocado por cinco jovens que lutam pelas questões ambientais da terra. Quando a coisa esquentava e eles não conseguiam resolver a parada uniam seus poderes para formar o Capitão Planeta. Ao final de cada episódio ele dava uma "moral da história", bem ao estilo He-Man, e soltava sua célebre frase: o poder é de vocês! O que ninguém sabia é que ele estava prevendo o nascimento das redes sociais.
         Assim como no desenho, sozinhos não somos nada nas redes sociais, mas quando algum assunto vira foco de todos, seja curtindo, compartilhando ou twittando, invocamos o Capitão Planeta da internet! Que pode salvar vidas ao se compartilhar fotos de pessoas desaparecidas, pode combater o stress e a depressão quando twittamos piadas e charges, que pode ajudar as pessoas a prosperarem em seus negócios, que pode reaproximar pessoas que não se falavam, etc. Porém, como no mundo real nem tudo são flores, às vezes invocamos o CAPETÃO Planeta, quando fazemos com que informações falsas se espalhem como vírus sem nem ao menos verificarmos sua credibilidade. Aliás isso é um mal da informação de alta velocidade, aliada à preguiça das pessoas em confirmar a veracidade do que estão compartilhando.




         E o poder é nosso! Não acreditam? Vejam este simples cálculo: se você postar algo no Facebook, por exemplo, e tiver 200 amigos, suponha que 50% dos seus amigos compartilhem, seriam 100 pessoas compartilhando. Agora suponha que cada um destes 100 tenha outros 200 amigos e que 50% deles vejam(só vejam) o que foi compartilhado. Serão 10 mil pessoas vendo aquilo que você postou. Perceberam? Considerei que metade dos seus amigos compartilharam e que só metade dos amigos deles viram e o post chegou até 10 mil pessoas. Imaginem aumentando estes números? E Ainda temos Twitter e Orkut, só para citar os mais usados.

         Um dos usos mais apropriados das redes sociais é o de "cão de guarda" da democracia. Abusos de poder, corrupção, ilegalidades, fiscalizações de serviços públicos, enfim tudo está sendo visto por alguém e compartilhado por muitos. Outro é a promoção de artistas independentes e profissionais liberais. Antes um músico que não tivesse "costas quentes" não conseguia tocar suas músicas nas rádios, mesmo que tivesse um CD gravado. Hoje as músicas circulam pela internet através de várias opções. Assim como para pequenas empresas, que em outros tempos nunca atingiriam um grande público sem anúncios em rádios e tv, sempre a um custo muito alto. Por isso, quando aquele seu amigo que formou uma banda divulgar suas músicas, compartilhe. Ou então aquele conhecido que abriu uma empresa pedir uma "forcinha" na divulgação, não economize seus 2 cliques de mouse. Quem sabe um dia eles serão os futuros Rolling Stones ou Bill Gates? E provavelmente lembrarão que tudo começou aqui, nas redes sociais, onde o poder é de vocês!
      
Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

Um comentário:

  1. a mensagem e clara... compartilhar, divulgar, curtir, sempre o que é bom e pro bem...as redes sociais se bem usadas aproxima e acolhe, informa e tc , mas como td tem que saber dosar senão o estrago e grande e rápido...

    ResponderExcluir

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!