quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Existe amizade desinteressada?



            Dizem os cientistas que a amizade surgiu por interesse. Provavelmente, para facilitar na luta pela sobrevivência com outros bandos e cuidar melhor dos filhotes, os hominídeos se uniram e começaram a cultivar o que hoje chamamos de amizade. Mas hoje nós temos amigos sem interesse algum, simplesmente porque gostamos da sua companhia, certo? Errado. Bom, pelo menos é o que dizem os cientistas. E estou inclinado a concordar com eles.
            Segundo a ciência fazemos amizades com intuito de alimentar nosso cérebro com ocitocina. Este hormônio, ligado à reprodução, aumenta quando você conhece alguém que acredite ser confiável. Como antigamente ter alguém confiável por perto significava segurança para os filhotes e preservação da espécie o cérebro associou a produção de ocitocina, que antes era para cooperação, ao prazer. As mulheres produzem mais ocitocina que os homens, por isto suas amizades são mais profundas. Por outro lado podem ser menos duradouras por serem mais intensas.
Alguns estudos também apontam que não podemos ter mais que 150 “amigos” ao mesmo tempo e que eles estão divididos em círculos de amizades. Isso porque para seu cérebro considerar alguém um amigo ele precisa armazenar alguns detalhes básicos sobre a pessoa, como nome e personalidade, e nossa capacidade fica em torno de 150, divididos em círculos. Alguns filósofos já citaram estes círculos: Confúcio, Platão e Aristóteles.



Os círculos se organizam mais ou menos dessa forma:
·                            5 são os amigos íntimos, aqueles que você pede dinheiro emprestado e liga de madrugada se precisar de ajuda.
·                            15 são pessoas realmente importantes para você, as quais você ficaria realmente triste se uma delas morresse.
·                            50 é o número médio de amizades que a maioria das pessoas mantém e antigamente era o tamanho dos bandos de caça. É o número médio de pessoas que se convida para uma festa.
·                            150 é o número máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo e as quais você lembra das características se precisar.

Vocês podem acreditar em tudo isto ou não. Por a culpa toda na ocitocina e viverem felizes. Agora deixando a ciência de lado vamos para o nosso dia-a-dia. Não precisamos de nenhum estudo para saber que se você conhece 200 pessoas provavelmente pode contar, de verdade, com no máximo 5% delas, o que daria umas 10 pessoas em média. Estou exagerando? Talvez, mas vamos analisar. Quando vocês precisam fazer uma mudança ou consertar alguma coisa em suas casas e colocam no Orkut ou Facebook que precisam de ajuda, quantas pessoas se oferecem? Agora, quando vocês dão um churrasco este número aumenta ou diminui? Se nunca tentou faça um teste: invente um trabalho voluntário e postem nas suas redes sociais e vejam quantos candidatos aparecem. Repitam a situação com uma festa.  Se quiserem, depois postem aqui nos comentários os resultados. Os quais, infelizmente já sabemos quais serão. Parece que nosso cérebro esqueceu que a ocitocina foi feita para a cooperação e não apenas para o prazer!


Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o IRMÃO! 

Provérbios 17.17



Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa análise,eu particularmente acredito muito na amizade,mas hoje há muitas amizades por interesse,dos mais diferentes interesses,eu prefiro acreditar na amizade por prazer da companhia,por contar com a pessoa de sua confiança e ela poder contar com você,eu sou desses inocentes e ingênuos que se entregam a amizade,quando eu gosto de um amigo(a),eu realmente procuro fazer tudo para agradar.

    Eu ainda acredito em amizade sincera e sem qualquer interesse...um dos caras que considero muito é o dono desse blog,aprendi a admirar e a gostar de sua companhia e de sua família,só não deixarei aqui tchau beijos por exemplo pois soaria estranho (no mínimo)....

    Abraço Charles

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk boa Gilson, vcs moram no meu coração!

    ResponderExcluir

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!