sábado, 19 de novembro de 2011

Limbo


         Um garoto entra no Limbo, um lugar até então desconhecido, para procurar sua irmã. Este é o enredo de Limbo, um jogo indie (Jogos eletrônicos independentes). São jogos desenvolvidos por uma única pessoa ou pequenos grupos sem o envolvimento de grandes empresas divulgadoras. Geralmente são divulgados apenas pela internet. E como quem me conhece ou acompanha o blog já sabe, não gosto de jogos usuais.  Segundo a Wikipédia o Limbo na Igreja Católica Apostólica Romana, é "um lugar fora dos limites do Céu, onde se vive a plena felicidade natural, mas privado da visão beatífica de Deus" e, por isso, da felicidade suprema e eterna. Nossa! De repente o inferno não parece um lugar tão ruim!

 
           Voltando ao jogo. O ambiente de Limbo é sinistro. Você acorda neste lugar sem saber onde está. Não tem nenhuma pista. Sem outra opção, o único jeito é sair para explorar e, talvez, encontrar alguma resposta. A princípio, há poucos sinais de vida e até mesmo o próprio chão em que se pisa parece morto. Limbo é um jogo de plataforma com quebra-cabeças, resumindo: você vai ficar subindo e descendo níveis(escadas, muros, árvores) e tendo que resolver problemas do tipo como atravessar um rio ou um buraco muito comprido. E terá que usar sua inteligência, e o que tiver ao alcance, para resolver os problemas e superar os obstáculos. Será um desafio não morrer a cada 10 segundos!



     Os controles são simples, você usará apenas as teclas de movimento e um botão para interagir(arrastar, soltar) com objetos. Isto torna Limbo jogável à maioria das pessoas. Também não é necessário ter um super computador, muito pelo contrário, os requerimentos de Limbo é suprido pela maioria dos computadores atuais.


            Mas o ponto forte de Limbo é a ambientação. O mundo possui uma atmosfera sem igual, já que o clima é sombrio, pesado e consegue propor uma experiência única. Os gráficos são constituídos por apenas duas cores: preto e branco. Mesmo assim, o visual consegue ser complexo e atraente, contribuindo muito para materializar o tema “morte”. Os efeitos sonoros são realistas, o que deixa a sensação ainda mais tensa. Apenas alguns poucos sons nefastos, como o assovio do vento, atuam como trilha sonora. Você se sente completamente indefeso em um mundo hostil, não muito diferente da vida real.

         Limbo não é gratuíto. O jogo custa 10 dólares, o que dá uns 18 reais na cotação de hoje. Mas vale cada centavo. Você pode comprá-lo através da Steam Store ou baixar grátis uma versão de demonstração. Para isto você precisa ter o programa Steam instalado no computador.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!