segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Loucumelo!!!



              Já ouviu falar do cantor Wilson da Silva? Eu também nunca tinha ouvido falar. Neste fim de semana conheci suas músicas. Mais conhecido como Ventania ele é cantor, compositor e andarilho, cuja inspiração musical vem do movimento hippie dos anos 60 e 70. Atualmente, Ventania mora em São Thomé das Letras, Minas Gerais. Uma das mais importantes influências musicais de Ventania é o cantor e compositor Raul Seixas, o "Raulzito", marco histórico do rock brasileiro e da mistura com influências "alternativas".



         Ventania nasceu em 1962 e apesar de tocar desde os 8 anos de idade na igreja que frequentava, só recentemente gravou seu cd. Em 2000 Ventania mudou-se para São Thomé das Letras, em Minas Gerais, onde passou a tocar no "Bar do 2". A partir dessa mudança que sua carreira começou a alavancar. Essa grande transformação, o levou a gravação de seu CD Ventania Só Para Loucos.



         A disseminação de suas gravações, porém, foi impulsionada de sobremaneira pela Internet, através da troca de arquivos MP3 em programas P2P.Vale notar que o trabalho de Ventania é completamente independente, não estando vinculado a nenhuma gravadora. Até mesmo a divulgação de seu trabalho é independente. Um exemplo disso foi para ele divulgar suas músicas no sul de Minas Gerais, quando contou com a amizade e o apoio do pessoal da Rádio Universitária AM 1570 kHz. E é justamente no meio do público jovem e universitário, que Ventania mais faz sucesso. Seu traje(estilo) é simples discolado, chapeu e chinelos de pneu.....costuma ir a pé fazer seus shows! Além de compor, cantar e tocar ele é artesão. O estilo das suas músicas é uma mistura de reagge com rock, essa mistura se chama "rock estroncho" que segundo ele consiste em um rock sem "capricho" segundo o próprio cantor.

    
         Ventania também defende a bandeira da legalização da maconha, tanto em letras quanto pessoalmente, em entrevistas e shows. As letras de suas canções são inspiradas em temas bastante caros em relação ao movimento hippie, como, por exemplo, a liberdade, que lhe permite pôr o pé na estrada, sem rumo, transportando-se com os meios disponíveis. Além disso, o uso de drogas, em especial, maconha e cogumelos alucinógenos, a contemplação da natureza e a idéia de "Paz e Amor", fazem parte das inspirações do cantor. Quanto ao aspecto musical, suas composições são extremamente simples, minimalistas, chegando, por exemplo, a tocar músicas com apenas dois acordes, como é o caso de O Diabo é Careta. As gravações do CD foram feitas usando apenas voz e violão, embora nas apresentações ao vivo a Banda Hippie, que o acompanha, acrescente baixo e, às vezes, percussão. Sua voz rouca e seu estilo despojado fazem lembrar Richie Havens, tocando no lendário festival de Woodstock. Um outro paralelo, em termos de idéias e inspirações, é com o cantor "do mundo", Manu Chao.



Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

Um comentário:

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!