quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dor do coração partido: ela existe!


                Quem nunca teve o coração partido? Não literalmente, claro. Chamamos de coração partido a dor que sentimos no peito, mais precisamente na região onde encontra-se o coração, quando estamos tristes. Pode ser uma desilusão amorosa ou um rompimento de relacionamento, mas ela também ocorre em outras circunstâncias como quando perdemos alguém muito querido ou diante de situações de desespero. Mas vamos nos limitar a divagar sobre a parte romântica dessa história.
            A ciência ainda não entende precisamente este mecanismo, não há um consenso entre os especialistas e os poucos estudos que se encontram são limitados e inconclusivos. Afinal de contas quem se importaria com os milhões de corações partidos por ai? Bom, já vou deixar uma dica: quem conseguir a cura para um coração partido vai ficar bilionário. Não estou falando de encontrar outro amor ou tomar antidepressivos e sim um remédio que você tome de 8 em 8 horas e depois de 3 ou 4 dias esteja curado igual a uma gripe!
            Continuando. Como a ciência não está se importando muito com o sofrimento dos Romeus e Julietas e as empresas farmacêuticas não querem faturar mais do que já faturam vamos especular sobre a dor do coração partido. Primeiro quero esclarecer que alguns anos atrás eu e uma amiga, a Silmara, por simples curiosidade e brincadeira, resolvemos pesquisar sobre a causa da dor no peito em situações de tristeza. Nessa época eu tinha aulas de anatomia e fisiologia na faculdade e estava muito intrigado com o assunto. A Silmara, por sua vez, é formada em Enfermagem, pós graduada em Enfermagem do Trabalho e uma das pessoas mais inteligentes que conheço. A considerem co-autora deste texto, embora ela não saiba que eu o estou escrevendo.
            Depois de pesquisar muito sobre o coração, a tristeza, a depressão, neurotransmissores, etc (vou pular as partes mais chatas, ok?) chegamos à nossa teoria. Quando você leva um pé na bunda você fica triste. Fisiologicamente seu corpo reduz a produção de serotonina e noradrenalina. A serotonina é o neurotransmissor responsável por coisas como o humor, memória e aprendizado. Regula o equilíbrio do corpo. A ausência desse neurotransmissor é a causa de inúmeras patologias como: emagrecimento, enxaqueca, depressão profunda, insônia. Já a noradrenalina, também responsável pelo bom humor, controla entre outras coisas os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. A falta dela causa vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguínios. Ou seja, suas veias e artérias ficam mais apertadas, exigindo que seu coração faça mais força para bombear o sangue e essa força extra causa uma pressão maior, principalmente nas saídas do coração, causando a tão famosa dor do coração partido.
            É só uma teoria e não somos especialistas, mas está fundamentada em princípios fisiológicos muito estudados e bem conhecidos. Agora, quando alguém lhes disser que esta dor não existe fisicamente, que é tudo coisa de suas cabeças, vocês podem mostrar este texto. É claro que no fundo mesmo é tudo coisa de suas cabeças, afinal, quem mandou vocês se apaixonarem por aquele cafajeste ou aquela ingrata...

Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

3 comentários:

  1. "afinal, quem mandou vocês se apaixonarem por aquele cafajeste ou aquela ingrata."(C.Henrrique)

    Nesses casos, Fluoxetina, prozac (mesmo principio ativo) não resolve completamente, mas amenisa o mau humor, insonia,enxaqueca...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. É necessário que o coração seja partido, pois após despedaçado categoricamente você vai presenciar e conhecer um coração mais sábio, profundo. (novo)

    É como um repolho: você retira uma casca e descobre uma nova, mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Nada com uma boa caminhada, umas partidas de xbox kinect, e algumas horinhas de sol não resolva. E ficar bem longe do chocolate.

    ResponderExcluir

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!