domingo, 23 de outubro de 2011

Fisiologia do sexo

Nos desencontros entre homens e mulheres um bem comum é sobre os horários para a prática sexual. Enquanto os homens têm preferência pela manhã as mulheres preferem o período noturno. Isso é bem comentado nas rodas de conversas tanto masculinas quanto femininas. O que muita gente não sabe são as razões fisiológicas e sociais por trás destas preferências.

Os homens gostam de ter relação nesse horário porque têm pico de produção do hormônio testosterona, despertando assim o apetite sexual. Além disso, muitos têm ereção matinal provocada pela pressão da bexiga cheia sobre os nervos da ereção que passam ao lado da próstata. Esses fatos, em conjunto, levam os parceiros a preferir relação neste horário. A testosterona, hormônio sexual masculino, é produzida pelo organismo do homem em um ritmo chamado circadiano – mecanismo do corpo que regula o relógio biológico. Sua produção pelos homens pode variar durante o dia, durante o mês e até mesmo durante as estações do ano.
De um modo geral, o pico matinal do hormônio sexual masculino estimula a atividade física e oferece mais disposição ao homem. Esta disposição, aliada à libido sentida geralmente pelas manhãs, torna o momento interessante para o homem ter relações sexuais. Durante o dia existem dois picos de produção do hormônio sexual masculino – um matinal e outro noturno. O matinal ocorre das 8h às 10h e o noturno acontece das 20h às 22h. Nesses períodos, em geral, ocorre um aumento na disposição física e no desejo sexual do homem. Durante o ano são observadas variações na produção da testosterona. No inverno, o corpo masculino produz mais hormônio; essa situação se inverte no verão. O aumento da produção no inverno auxilia no aquecimento do corpo e mantém o metabolismo acelerado.
Por outro lado, durante a manhã as mulheres se acham menos atraentes e muitas vezes tentam evitar o contato com o parceiro neste período. A explicação é científica: elas têm um nível de estrógeno mais baixo de manhã, o que diminui seu metabolismo e, conseqüentemente, seu apetite sexual. Embora as repressões do dia fazem com que homens e mulheres não tenham vontade de praticar sexo durante a noite, elas ainda preferem o período noturno. Isso porque elas gostam de acordar e já fazer as suas atividades do dia.
Para os dois parceiros chegarem a um acordo sobre o ato sexual neste horário, recomenda-se uma boa conversa. Se estiverem de acordo, as mulheres incomodadas com as olheiras, sonolência e dentes sem escovar podem acordar mais cedo e “produzir” um ambiente propício para a relação. Entender o funcionamento do seu corpo e do seu parceiro pode ajudar na melhoria do relacionamento, já que gera compreensão e tolerância. Boa diversão à todos!

Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

5 comentários:

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!