sábado, 29 de outubro de 2011

Tudo que você precisa é de uma boa toalha...



          Vocês nunca mais olharão para uma toalha da mesma forma! Bom, pelo menos não depois de ler ou assistir “O guia do mochileiro das galáxias”. Escrito por Douglas Adams, tornou-se um clássico da cultura nerd. É uma série de ficção científica que originalmente era um programa transmitido pela rádio britânica BBC em 1978, e posteriormente adaptada para outros formatos como a "trilogia" de quatro livros (que na verdade, são cinco), uma série de TV da BBC em 6 episódios e o filme de 2005.
            Hoje vou falar do filme. Mais especificamente da versão dublada para o português com narração do ator e diretor José Wilker, o que para mim deu um toque primoroso à narrativa. Assisti a versão americana e o narrador que eles escolheram não tem metade do carisma de José Wilker.
O filme conta a história do primeiro livro que resumidamente é: Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Mas a sacada genial de Douglas é contar esta história com humor e sarcasmo na medida certa. Criando uma Terra alheia à existência de vida inteligente no restante do universo. Questionando religião, política e ciência de forma sagaz, sutil e o principal: de forma divertida. Por exemplo, um robô com personalidade humana depressiva e uma baleia filosofando. Além de ficar claro como temos uma visão limitada das coisas. Como em toda adaptação de livros para o cinema existe o questionamento se a história esta fidedigna. Acreditem, foi muito bem adaptado. Quem gosta de humor inteligente não pode deixar de assistir e quem sabe, futuramente, ler o restante da série. E por falar nisso toda a coleção esta em promoção no site Submarino de 99 reais por 30 reais, (não sou parceiro deles, nem estou ganhando nada pela divulgação!). Apenas é uma ótima oportunidade de adquirir uma excelente coleção ou dar um presente de conteúdo valioso para um amigo ou seus filhos. 
            Outra boa notícia: o portal Terra disponibilizou o filme para assistir por streaming, ou seja, vocês não precisam ir à locadora, loja, camelô ou baixá-lo de algum site. Basta entrar no link abaixo. O filme está dividido em várias partes que vocês vão colocando uma a uma. Podendo assistir aos poucos conforme seu tempo disponível. Se vocês usam o navegador Firefox será necessário instalar um plugin e reiniciar o Firefox. As instruções para fazer a instalação aparecem quando vocês tentam assistir ao filme pela primeira vez. Se tiverem problemas com isso NÃO ENTREM EM PÂNICO, assistam usando o Internet Explorer. Boa diversão e bom fim de semana!

Assistam ao filme disponibilizado pelo Portal Terra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!