quarta-feira, 9 de março de 2011

A ignorância é uma benção?

        A gente passa a vida tentando se "encaixar" e em um instante, depois de muito tempo, descobre que o que serve para os outros não serve para gente. Então a pergunta passa a ser: o que que serve para mim?
        É estranho imaginar que gastamos boa parte da vida tentando agradar as mais diversas pessoas. Tentando aprender seus gostos, suas profissões, suas diversões, suas idéias...
E até passamos a gostar de algumas dessas coisas com sinceridade. Mas sempre fica aquela sensação de não levarmos a vida que gostaríamos.
        E nesses raros momentos de lucidez lembro de uma frase do personagem  Cypher do filme Matrix:, interpretado por Joe Pantoliano:  "a ignorância é uma benção". Esta frase é um paradoxo para mim. Ela representa uma verdade no contexto em que foi usada. Se a realidade é muito ruim, talvez seja melhor não saber a verdade. Por outro lado, mostra como lidamos com a realidade, preferindo fugir a encarar mudanças que nos tirem de nossa "zona de conforto". Poderia discorrer várias linhas sobre isto, mas creio que já fui compreendido.
        É difícil nadar contra a correnteza e geralmente quem tenta morre de fadiga, mas está mais difícil descobrir que meus sonhos não eram meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!