segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Facebook, quer saber quem não é mais seu "amigo"?

 
          Você sabia que pode estar recebendo atualizações de pessoas que te excluíram do Facebook? É isso ai, você entra no Facebook e vê aquela enxurrada de posts (todos muito úteis), ri de alguns, detesta outros, curti, compartilha, contribui para aquele mercado de peixe continuar um mercado de peixe quando resolve olhar um perfil aleatório e vê que você não está como amigo daquela pessoa, porém, continua vendo o que ela posta e muitas vezes nem é algo de seu interesse.
          Isso acontece por causa da ferramenta assinatura. Com ela você pode filtrar o que quer ver e o que não de cada pessoa. O recurso tem funcionamento parecido com um feed de notícias RSS, em que o usuário, a partir de um programa ou uma aplicação na web (como o Google Reader), “assina” gratuitamente um site de notícias, por exemplo, e consegue visualizar todas as atualizações do serviço que usa.



         A única diferença é que no Facebook, o recurso estará disponível para os perfis, em vez de notícias.  Com isso, o usuário pode assinar algum perfil (caso a pessoa tenha liberado a função) e visualizar as atualizações públicas daquele perfil.Após assinar vários perfis, o usuário poderá filtrar as atualizações e visualizar apenas as atividades relacionadas, por exemplo, a jogos, vídeos e fotos e updates de status de um amigo na rede social.
        É uma excelente ferramenta, que poucos usam. Vejo pessoas reclamando: não postem sobre BBB ou não postem sobre religião, etc e incitam discussões dispensáveis quando seria mais fácil filtrar os conteúdos através da ferramenta assinatura. O problema é que quando alguém te exclui do Facebook a ferramenta assinatura continua ativa, ou seja, aquela pessoa não quer mais contato com você, porém você continua recebendo suas atualizações, isso só muda se você ou ela clicarem em assinatura(na página dela) e desabilitar a ferramenta.
        Mas isto gera um segundo problema. Suponha que você tenha 1000 “amigos” adicionados no Facebook, seria muito trabalhoso conferir todos para saber quem te excluiu e ainda assim a assinatura continua ativada. Porém existe uma solução. Para isto você precisa usar um script chamado Unfriend Finder. Ele é compatível com Firefox, Chrome e IE. Estarei ensinando como instalá-lo com o Firefox.





        O Unfriend Finder é um script que, quando combinado com a extensão para Firefox Greasemonkey, permite que os usuários recebam uma notificação - similar a do Facebook - a cada vez que um amigo o exclui de sua lista (ou exclui o próprio perfil), o bloqueia ou ainda quando seu pedido de amizade é ignorado. Sua lógica de funcionamento é bem simples: sempre que você entra no Facebook, o aplicativo compara a sua lista de amizade atual com a do último acesso e, dessa forma, descobre quem o bloqueou, excluiu, ou saiu da rede e não está mais em sua lista. Além disso, Unfriend Finder também exibe uma lista onde são exibidas as solicitações pendentes de amizade.

Veja como instalar:
Passo 1. Baixe e instale o Firefox, caso você não tenha ainda.
Passo 2. Instale a extensão Greasemonkey pelo Firefox.
Passo 3. Reinicie o navegador.
Passo 4. Acesse o site do Unfriend Finder e clique em “Install”, do lado direito do título.
Passo 5. Saia de sua conta do Facebook e faça o login novamente.

Pronto! Ao abrir a página inicial do Facebook, você passará por uma breve configuração do novo aplicativo. Após essa etapa, você passará a receber as notificações do Unfriend Finder para cada amigo que te excluir ou bloquear após a instalação do novo script.

Um comentário:

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!