quinta-feira, 16 de junho de 2011

Até para quem é mau



            Desejar o bem, amar ao próximo como a si mesmo, acredito que todas pessoas já ouviram algo parecido repetido pelas religiões mundo afora. E que se você segui-los você será uma pessoa boa, entrará no céu, paraíso ou simplesmente escapará do inferno. Bom, uma vez alguém me disse: mas eu não acredito em céu nem em inferno logo não faz sentido seguir estas “filosofias”. Fiquei alguns anos com isso na cabeça...
            Mas agora lhes apresentarei uma outra visão: desejar o bem é a melhor opção até para quem é mau. A maldade anda de mãos dadas com a burrice e quem é mau pode querer ser mau, mas provavelmente não quer ser burro. Não vivemos em uma ilha, nossas vidas são interligadas e o que acontece às pessoas nosso redor afeta a nossa vida. Tentarei deixar mais explícito como isso funciona.
            As sextas-feiras são dias mais felizes. Até aqui tudo bem, porque a maioria das pessoas não trabalha aos sábados e domingos. Mas se você perguntar para as pessoas que trabalham todos os dias elas concordarão que existe algo no ar nas sextas que faz delas um dia mais alegre. E o motivo eu já disse ali em cima: Tudo ao seu redor te contagia, seja bom ou mau. Pessoas alegres são mais tolerantes, riem mais e isso vai causando um verdadeiro efeito borboleta . E isso é só parte de um quadro que é muito mais profundo e complexo do que parece.
            Agora imagine a situação: seu vizinho, aquele que você não gosta, ganha uma promoção na empresa. O salário dele dobra. Ele passa a gastar mais na padaria, no mercado, farmácia e em quaisquer outros tipos de estabelecimentos comerciais. Aparentemente só a vida dele melhorou. Mas algumas coisas podem acontecer.
Seu Joaquim, dono da padaria, está vendendo mais e precisa de um novo empregado, contrata um amigo seu. Seu amigo, agora com emprego, compra aquele seu carro que você não conseguia vender. Ou sua filha não é mais demitida porque a empresa que seu vizinho trabalha fechou um contrato milionário com a que ela trabalha e agora eles vão, ao invés de demitir, contratar mais funcionários. Inclusive a promoção dele foi em função do fechamento do contrato. Se uma coisa não acontecesse a outra também não aconteceria. Se chover na horta do vizinho são grandes as chances de respingar uma aguinha extra na sua. O vizinho gostando de você ou não e vice-versa.
            São só dois exemplos do porque desejar o bem é no mínimo a melhor opção racional, mesmo que você não faça isso por virtude. O mundo é um navio e estamos todos dentro dele. Se o mundo melhora você melhora com ele, se ele afundar você afunda junto.
           
Aviso: agora o blog tem duas opções de comentários. Vocês podem postar nas duas. A primeira faz o comentário ser publicado no seu mural do Facebook(é a melhor opção se vocês querem ajudar divulgar nosso blog). A segunda é aquela que todos conhecem, seus comentários aparecem no blog.

2 comentários:

  1. Eu acredito muito no livro " O Segredo" que tudo aquilo que você joga para o universo ele te retribui, se for o bem ele trará o bem, se for o mal te trará o mal, e é bem por aí mesmo, se tudo vem de volta que seja o bem afinal.

    Grande abraço.
    INOPORTUNO.
    www.bloginoportuno.blogspot.com
    Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  2. Ao nosso redor circulam tanto as energias mais sutis e elevadas como as mais densas.
    Nossos pensamentos tem o poder de atraí-las.
    Tudo o que pensamos, falamos, tudo que nos interessa por meio de pensamentos, palavras e ações, convidamos a entrar em nossa vida.
    Realmende a melhor opção é desejar o bem até mesmo para nossos inimigos.
    Adorei a reflexão.

    ResponderExcluir

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!