quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um príncipe inesquecível



                                                                   A LÉON WERTH
                             Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande.
            Tenho uma desculpa séria : essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo.
            Tenho uma outra desculpa : essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os  livros de criança.
            Tenho ainda uma terceira : essa pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todas essas desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi.
            Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. (Mas poucas se lembram disso).
                                                          Corrijo, portanto, a dedicatória:
                                                                 A LÉON WERTH
                                                    QUANDO ELE ERA PEQUENINO




        Decidi escrever hoje sobre um livro que se fosse uma pintura seria digna de um Michaelângelo ou Da Vinci. Muitas pessoas ouviram falar dele, conhecem trechos, mas não o leram. Não por acaso é o meu livro favorito de obra de ficção. Raros livros me fizeram lê-los mais que uma vez. E mesmo entre estes é ainda menor o número dos que cada vez que li aprendi algo novo. É um livro infantil escrito para adultos! Conhecer a vida íntima do autor ajuda entender alguns personagens como a Rosa e o Carneiro. Porém, isto não é um pré-requisito para ler o livro.


       "Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) é um romance do escritor francês "Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry", mais conhecido apenas como Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.


         Em Portugal, integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico. No Japão, há um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho. O autor do livro também foi quem fez suas ilustrações originais e acredita-se que parte do enredo da obra e as aquarelas de Antoine de Saint-Exupéry tenha sido inspirada pela sua ida ao nordeste do Brasil, onde ele teria se encantado com o Baobá, árvore de origem africana trazida à terra brasileira."(Fonte: Wikipédia)


          O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geômetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.
         Como costumo fazer com as coisas que indico pesquisei e encontrei o livro on line. Você pode lê-lo neste endereço: http://www.cirac.org/VMF-principe-pt.htm


2 comentários:

  1. Aprendi a ler com esse livro. Ainda tenho muiro que ler e aprender, mas esse livro foi o início. Adoro

    ResponderExcluir
  2. eu ador esse livro!!! ja li ele nem sei quantas vezes, etds as vezes encontro as respostas pra meus bons e pessimos momentos, estou relendo ele, minha citação do momento é: "È preciso que eu suporte duas ou três larvas se quizer conhecer as borboletas..." despedida da rosa qd ele a rega pela ultima vez antes de partir para sua jornada embusca do que ele acreditava ser a felicidade...

    ResponderExcluir

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!