terça-feira, 22 de julho de 2008

Os fungos e os lugares quentes e úmidos

“A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.” Wikipedia

Os noticiários viraram um circo dos horrores na sua maior parte do tempo. No resto são excelentes programas de comedia. Estava eu assistindo um desses, (fato raro,detesto circo!), de uma emissora que não me lembro( estão todas tão parecidas hoje em dia), e não consegui me conter em pensar como nossa sociedade é hipócrita, e aqui me enquadro como qualquer um.
A primeira coisa que percebi é como reclamamos da corrupção. Reclamamos dos políticos, empresários, entre outros. Mas a banalização do suborno, forma mais comum de corrupção, acontece a todo o momento no nosso dia-a-dia. Quando oferecemos algo para nossos filhos em troca de algo que deveria ser sua obrigação não estamos estimulando a corrupção?
Vi também muitas pessoas pedindo um sistema judiciário mais efetivo, que o crime e a violência estão com altos índices. Concordo com os índices. Fora os já tão conhecidos gosto sempre de lembrar de outros: compra de cds e dvds piratas, baixar musicas da Internet, comprar contrabando nos camelôs (sim, aquilo é contrabando!). Se a “justiça” fosse mais efetiva faltariam cadeias(ops, já faltam). “Ah! Mas todo mundo faz isso!” Então pode? Agora entendi.
Por fim, e não menos importante, vem a religião. Deus deve ter insônia toda noite, caso ele durma. Já conheci lugares deprimentes, mas as igrejas conseguem ser o pior de todos. Onde a hipocrisia prolifera como fungos em lugares quentes e úmidos. Se alguém esta se sentindo mal com sua vida e quer se sentir pior procure uma igreja. Vão listar seus defeitos, vão rotulá-lo, vão prometer uma cura ou qualquer outra coisa em nome de Deus ou Jesus e nem sabem se é da vontade Dele. O ambiente superficialmente acolhedor ao primeiro momento tornar-se-á uma inspeção de condicional mais rigorosa a cada dia. Todas aquelas coisas dos parágrafos acima são permitidas, e mais algumas coisas não citadas. Porém, o mandamento principal é ninguém descobrir. E se, ao fim do processo, você não se “enquadrar” não será difícil ouvir algo do tipo: “acho melhor você procurar outro local para freqüentar”. Isso ai deve ser o tal amor ao próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mundo do meu ponto de vista. Critique, elogie, fale o que você pensa, só evite ser muito imbecil!